Home do Site Avante PP

Metodologia


O construtivismo se baseia nas ideias do psicólogo suíço Jean Piaget, considerado uma das maiores autoridades em relação ao funcionamento da inteligência e ao processo de aquisição de conhecimento. Piaget defende que, uma vez colocada em um ambiente estimulante, a criança consegue aprender por meio de lógicas.

Portanto priorizamos ambientes e atividades estimulantes. A escola foi pensada e construída de maneira a atender essas particularidades do método construtivista, então contamos com vários espaços que oferecem estímulos para o bom desenvolvimento do aluno, como: salas de aula amplas, localização em meio à natureza, horta, parques, quadra poliesportiva, animais de estimação, biblioteca e brinquedoteca, casinha de boneca, laboratório, entre outros ambientes preparados especialmente para as crianças.

Um dos principais recursos pedagógicos que utilizamos são os projetos, eles são elaborados de acordo com a curiosidade e o interesse dos alunos.

A curiosidade pelo aprender é a palavra-chave para a escolha desses projetos, visando uma aprendizagem significativa e com sentido.  Nosso intuíto é que o aluno faça relações entre o que está aprendendo, com experimentos e vivências, favorecendo o entendimento do mundo que o cerca, tornando-se portanto, um aluno responsável, participativo e que exerça a cidadania. Esses são sem dúvida, os principais objetivos da escola. Assim, desde cedo o aluno aprende a pesquisar, ouvir, falar, colaborar com os amigos, compartilhar, assumir compromissos, tomar decisões e responder por elas de forma coletiva e cooperativa, aprendendo não só conceitos e fatos, mas principalmente, a conviver.

Entendemos que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já possuem, em busca de novos conhecimentos, criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais ele próprio vai construir os saberes.

No método construtivista o aluno participa ativamente de seu aprendizado, por esse motivo e muitos outros, nossas salas de aula atendem a um número reduzido de alunos. Dessa forma, as experiências e as interações acontecem de maneira a estimular e a facilitar as descobertas e a aprendizagem, além de possibilitar que o professor tenha condições para acompanhar de perto cada aluno, entendendo suas necessidades e contribuindo para a sua formação.

 A aprendizagem dos alunos é acompanhada continuamente, ou seja, no decorrer do processo e não somente no final (prova). Utilizamos a participação, interesse, envolvimento e devolutiva do aluno no processo ensino-aprendizagem como instrumento avaliatvo, para que os professores possam entender as especificidades de interferência e atue para que haja melhor aproveitamento dos seus alunos sobre o que estão aprendendo.

Um dos objetivos ao ensinar é proporcionar autonomia e senso crítico nos indivíduos. Sendo assim, a presença da família na escola é muito importante, por isso, os pais tem espaço aberto para participação em todos os aspectos da vida acadêmica do seu filho. 

 

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas”.

Jean Piaget

 

Gostou? Entre em contato conosco.
DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK