Home do Site Avante PP

Ensino Fundamental


A entrada no Ensino Fundamental inaugura práticas de sistematização que diferenciam este segmento do anterior (Educação Infantil). A aprendizagem da leitura e da escrita possibilita o acesso ao conhecimento e inaugura novas práticas e rotinas. Assim a escola busca desenvolver competências e habilidades que possibilitem que o aluno acompanhe as demandas escolares, como por exemplo, consultar, revisar, realizar avaliações formais, cuidar de seu material, entre outras, aprendendo os procedimentos que favorecem a construção de um aluno autônomo e responsável.

Práticas sistematizadas não significam que as crianças terão que cumprir regras rígidas e inflexíveis. Essa postura fugiria do que nossa escola acredita.

A entrada no ensino fundamental marca uma passagem importante na vida das crianças. Nesse período, elas conhecem os novos professores e os amigos. Por isso, nossa equipe se empenha para que todas as adaptações aconteçam de forma natural! 

Os momentos de brincadeira e interação continuam fazendo parte desta nova etapa. Afinal, nossos alunos continuam sendo crianças... O planejamento levará isso em consideração, mantendo uma carga horária gradativa e atividades lúdicas. Os projetos, principal recurso pedagógico da nossa escola, continuam fazendo parte da vida dos nossos alunos.

Levamos em consideração que os alunos não devem simplesmente prestar atenção e decorar os conteúdos aplicados e a resolução de questões impostas por um material didático. Elas são vistas como indivíduos que já possuem prévios conhecimentos, e portanto são capazes de reorganizar seus esquemas de raciocínio para aprenderem com autonomia, diante a seus próprios interesses e curiosidades, enfim, os alunos são estimulados a expor o que já sabem e usar isso para se desenvolver novos aprendizados.

Prezamos muito o trabalho coletivo e a parceria, portanto, a presença da família na escola é essencial para que a criança se sinta segura e pronta para iniciar ou continuar essa nova etapa escolar! 

"A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores”."

Jean Piaget

"O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita. "

Emília Ferreiro

 

Gostou? Entre em contato conosco.
DIGITE SEU E-MAIL E RECEBA NOVIDADES!
OK